Skip to main content
Boas dicas

Alimentos que deveríamos comer mais!

By 14 de junho de 20122 Comments

Já tem algum tempo, li um artigo que elencava alimentos que, por não serem muito populares, acabam sendo esquecidos nas prateleiras dos supermercados. Mas sem dúvida, trata-se de alimentos riquíssimos, que com certeza deveríamos sim comer mais! Vale a pena pensar em estratégias para incluí-los no cardápio..

Lentilha

Lentilha - foto: Getty Images

Tem gente que só come no natal e reveillon, o resto do ano, ela fica esquecida.. É uma leguminosa, rica em proteínas, fibras, vitaminas e ferro, e pouca gordura (se ela não for cozida junto com uma linguiça, claro!). Pode ser consumida cotidianamente, como uma ótima substituta para o feijão ou na forma de salada, por exemplo.

Batata doce

Batata doce - foto: Getty Images

Este é o alimento que só é lembrado na época de festa junina.. e ainda assim, muita gente torce o nariz. Ainda que ela tenha mais calorias e mais carboidratos que a batata comum, é uma excelente fonte de vitamina C, fibras, betacaroteno e potássio, nutrientes que a batata convencional não possui. Apesar do gosto doce, pode ser usada em pratos salgados também.
Inhame
Inhame - foto: Getty Images
Eu, particularmente, adoro! Boa fonte de proteínas, potássio, fósforo, carboidratos e fibras. É ótimo para acrescentar na sopa no lugar das batatas. E já vi até pão feito de inhame! Este tubérculo está associado à prevenção de osteoporose, artrite, cálculos renais, e mantém a memória ativa, até nos mais idosos.
Rabanete
Rabanete - foto: Getty Images
Este então, tem gente que só conhece pela história da Rapunzel. Mas, uma hortaliça medicinal, estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias, e ainda auxilia o funcionamento do sistema imune. Isto porque é rico em cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
Nêspera
Nêspera - foto: Getty Images 
Também conhecida por ameixa-amarela, a nêspera tem altos teores de vitamina C, cálcio e fósforo. Ela auxilia no controle dos níveis de gorduras sanguíneas e na melhora da resistência à insulina. Alguns estudos associam a nêspera à benefícios no controle da bronquite, asma, rinite e sinusite.
Acelga
Acelga - foto: Getty ImagesOutra que eu também gosto muito! Muito usada na culinária chinesa, é uma hortaliça versátil, pois pode ser consumida crua ou refogada (com alho, fica demais!), dos talos até as folhas. Rica em fibras, vitaminas A e C, tem ação protetora ao fígado e auxilia no controle da glicemia; pode também ajudar na regeneração das células pancreáticas produtoras de insulina.
Fica a ressalva apenas para quem tem tendências à formação de cálculos renais; a acelga tem muito oxalato, que é a substância responsável pela formação dos cálculos.
Beterraba

Beterraba - foto: Getty Images

Pesquisadores de uma universidade na Grã-Bretanha descobriram que uma substância da beterraba (nitrato) ajuda a reduzir o consumo de oxigênio pelo organismo, de forma a desacelerar o processo que leva ao cansaço. Por isso, um copo de suco de beterraba pela manhã ou antes de praticar atividades físicas pode ser muito proveitoso.

Nabo

Nabo - foto: Getty Images

Este é outro que está no ranking dos mais rejeitados. É uma hortaliça fonte de  fibras, vitamina C, cálcio e potássio, que pode prevenir alguns tipos de câncer. As folhas do nabo contém bastante vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Chicória

Chicória - foto: Getty Images

A chicória contém oligossacarídeos (substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino), fazendo dela um alimento prebiótico. Assim, a chicória não só auxilia no bom funcionamento intestinal, mas também atua na prevenção contra o câncer de intestino, melhora a absorção de minerais, e auxilia no controle dos triglicerídeos sanguíneos. Rica em vitaminas A, complexo B, C, D e minerais, e ainda com poucas calorias!

Pitanga

Pitangas - foto: Getty Images
Ser uma excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, licopeno, vitaminas A e C é o que faz da pitanga uma fruta altamente antioxidante, capaz de auxiliar na prevenção de doenças como a osteoporose e vários tipos de câncer. Porém, é preciso ficar atento! É muito comum a casca da pitanga apresentar fungos, o que a torna áspera e com uma coloração diferente.
Cará
Cará - foto: Getty ImagesSe o inhame já não é muito conhecido (e até um pouco rejeitado) o cará então, está na frente em disparada. Um tubérculo de sabor parecido com a batata, é rico em carboidratos e antioxidantes, auxiliando o bom funcionamento do sistema imune.
Fica aqui uma promessa: vou providenciar boas receitas com estes “super alimentos” para que possamos realmente consumí-los com mais frequência!

2 Comments

Leave a Reply