Tão pequenos, mas tão importantes… são aqueles dos rótulos dos alimentos.. Você já parou para ler rótulos? Para aqueles que já leram, conseguem pensar em quais informações foram importantes? O que a leitura do rótulo te ajudou na escolha do produto? Os rótulos dizem muito sobre os alimentos, mas nem sempre a gente consegue entender e interpretar tudo o que eles dizem..
Os rótulos dos alimentos têm um papel fundamental na hora da escolha dos alimentos industrializados. De uma forma geral, ninguém se atenta aos pequenos detalhes que eles trazem (até porque, estão sempre em letrinhas tão pequeniniinhas…), mas é muito importante que você saiba ler e interpretar todas as informações, para não cair nas pegadinhas mais comuns. Por isso, resolvi falar um pouco sobre rotulagem, que é sempre um ponto crítico para todo mundo…
Ingredientes
Nos rótulos, os ingredientes daquele alimento são sempre descritos conforme sua quantidade no produto. Isso mesmo, o primeiro ingrediente listado é o que mais contém naquele alimento. Selecionei o rótulo de um biscoito doce recheado para ficar mais fácil de entender. Na lista de ingredientes deste biscoito, o segundo item descrito é o açúcar, e o terceiro, gordura vegetal. Ou seja, é um produto rico em açúcar e gordura vegetal, o que já sinaliza uma má escolha.
Fora isso, alguns alimentos contém ingredientes que nem imaginamos e que fazem mal à nossa saúde.. Então, é sempre melhor evitar os alimentos que contenham entre seus ingredientes:
– xarope de milho
– açúcar invertido ou frutose
– gordura vegetal ou gordura vegetal hidrogenada
– gordura trans
Porções
A tabela nutricional, aquela que contém os valores calóricos, e de nutrientes, é a parte do rótulo que as pessoas mais gostam de olhar.. Todo mundo quer saber quantas calorias está comendo.. Mas é importante saber sobre qual tamanho de porção aquele valor se refere… Por exemplo, neste biscoito 1 porção equivalem a 3 unidades. Se por acaso, a pessoa consumir 6 unidades (que é normalmente o conteúdo daqueles pacotes individuais), todos os valores apontados no rótulo são dobrados!!
Além disso, a última coluna aponta quanto o valor indicado representa dentro de um consumo diário de 2.000 kcal. No entanto, 2.000kcal é um valor alto! Dificilmente as pessoas consomem tudo isso em um dia.. Então, o percentual apontado ali, deve ser maior! Por exemplo, o valor calórico de 189kcal representa 10,5% das calorias de alguém que consome 1800kcal diárias (contra 7% para o cálculo de quem consome 2000kcal).
Outra coisa importante, é a recomendação de consumo de macro e micronutrientes. A recomendação diária recomendada de sódio, por exemplo, é de 1500 mg/dia (o que representa 2,3g de sal de cozinha). Quando o rótulo de um alimento indicar que o produto contém a partir de 10% deste valor (150mg) já é muito sódio, por tanto, cuidado com ele!
Boas escolhas:
– Produtos que contenham boas quantidades de cálcio, ferro, fibras e proteínas.
– Alimentos que não precisam de rótulos, ou seja, alimentos naturais!!
Se souber ler e entender os rótulos dos alimentos, você poderá fazer escolhas mais saudáveis!
One Comment