Dando continuidade a boa escolha de alimentos, com base nas informações do rótulo, segue aqui um questionamento muito comum.. o que é melhor a versão tradicional do produto, versão light ou versão diet.
A melhor resposta para esta pergunta é: depende! Pois os alimentos diet ou light nem sempre são sinônimos de melhores escolhas.
Para um alimento ser considerado diet significa que algum nutriente foi excluído de sua composição. Pode ser açúcar (caracterizando então um produto destinado a pessoas com diabetes), mas pode também ser sódio, gordura, colesterol…. qualquer coisa. Os alimentos light são aqueles que têm ao menos 25% a menos de alguma coisa, comparado à sua versão original. Da mesma forma, pode ser açúcar, gordura, sódio ou colesterol, bem como calorias.. Mas neste caso, significa apenas que o produto contém 25% a menos, e não que é isento!
Então, um chocolate diet, por exemplo, nem sempre é a melhor escolha para quem não é diabético. Precisamos pensar que, na retirada de um ingrediente, outra coisa precisa entrar no lugar. Eu selecionei o rótulo de dois chocolates, da mesma marca e versão, sendo um diet e um comum. Neste caso, a versão diet é sem açúcar, e no lugar dela, foram adicionadas gorduras.
Veja os valores nutricionais dos dois chocolates:
Apesar do chocolate comum ter um maior valor calórico, os mesmos 30g de chocolate diet tem mais de 1g a mais de gordura!! E o rótulo mesmo diz, na ultima linha, que “este não é um alimento com valor energético reduzido”. Ou seja, fica bem claro que, com exceção das pessoas com diabetes, em termos de valores nutricionais, não vale a pena consumir o chocolate diet!
Mais uma vez, a atenção ao rótulo pode fazer toda a diferença na hora de escolher o alimento!!
Nossa eu sou estudante Téc. em Nutrição e adoro seus post, a alimentação saudável é uma coisa q me fascina e eu acabo aprendendo muito com o q leio nesse site. É sempre importante saber o q comemos e bebemos.
Oi Thaylane!
Obrigada pelo carinho!
A nutrição é mesmo fascinante, né? Cada dia eu me surpreendo mais em como o que comemos pode influenciar tanto nossa vida!
Boa sorte no seu caminho da nutrição! 🙂
Beijo