A série Alimentos Juninos fala, durante todas as sextas feiras do mês de junho, sobre os benefícios de se consumir os alimentos típicos desta época.
Muitos esquecem que o milho é um cereal e é um dos únicos que costumamos consumir integralmente (com casca e gérmen). Assim, como todo cereal integral, o milho apresenta inúmeros benefícios ao ser consumido.
É na casca do milho que se encontram a maior parte dos antioxidantes. Entre eles, vitaminas do complexo B e a vitamina A, que é essencial para uma pele saudável, cabelos brilhantes, bronzeado bonito, e visão apurada. Alem disso, a casca do milho é riquíssima em fibras que, melhoram o controle do colesterol e, quando associadas a um bom consumo de água, auxiliam o transito intestinal.
O interior do grão, o carboidrato em si, é formado por amido resistente, o que significa que ele passa quase que intacto pelo sistema digestório, e será fermentado no intestino grosso pela microflora. Durante a fermentação, são produzidos alguns tipos de ácidos graxos, que contribuem para a saúde do cólon e inibem o crescimento de células cancerígenas por lá. Além disso, o amido resistente é o carboidrato que libera energia ao organismo de forma lenta e gradual, de forma que proporciona uma sensação de saciedade prolongada e auxilia no tratamento e prevenção do diabetes.
O milho é um alimento extremamente versátil, que pode ser consumido em preparações salgadas (cozido, refogado, saladas, pipoca) ou podem ser o principal ingrediente de preparações doces como canjica, curau e pamonha. As versões em conserva, no entanto, foram muito processadas e apresentam baixo valor nutricional, com altos índices de sódio.
Milho verde X pipoca
A diferença entre o milho verde e o milho de pipoca é a espécie da planta. Isso mesmo, você jamais poderá comprar uma espiga de milho verde querendo fazer pipoca, ou vice e versa. No entanto, em termos de valor nutricional são bastante parecidos.
Mas a pipoca boa mesmo, é aquela que é feita em casa. Se for fazer na panela, um fiozinho de óleo vegetal é suficiente. Mas se você prefere a praticidade do microondas, cuidado com as versões industrializadas, que são riquíssimas em gorduras e sódio. As pipocas industrializadas têm ainda a desvantagem de perder muitos de seus antioxidantes e fibras durante o processamento.
Para uma pipoca prática, de microondas, caseira, magrinha e muito nutritiva, segue aqui uma receita ótima, muito divulgada por aí, mas aprimorada por uma querida paciente:
Em uma vasilha de vidro coloque, para cada colher de sopa de milho de pipoca, 1 colher de sopa de água e misture bem. Cubra a vasilha com filme plástico, faça 5 furinhos pequenos para sair o vapor, e leve ao micro-ondas em potencia máxima – o tempo do micro-ondas é variável, o ideal é que você desligue quando o intervalo entre um estouro e outro começar a ficar mais longo. Se achar necessário, coloque uma pitadinha de sal nas pipocas.
Gostaria de saber mais sobre arroz doce.. Gosto bastante…
Oi, Dani..
Muito cuidado com o arroz doce, pois é uma preparação doce – e como sempre falamos por aqui, açúcar demais nunca faz bem!
Mas o arroz doce é muito melhor do que a paçoca!! Entre esses dois alimentos qual seria o mais recomendado??
Os dois são doces! Se vc vai optar então por comer um doce, escolha o que estiver com mais vontade!! Mas não perca, em breve, os benefícios do Amendoim, aqui no blog! : )
Sera q da pra fzr essa versao da pipoca no micro por uma numa panela td de teflon, seguindo as msmas proporcoes?
Oi Vanessa.. Não sei te dizer ao certo.. Dá para fazer só com água na panela sim (e na verdade, nem precisa ser teflon), mas precisa de uma quantidade maior de água.. Quando vc testar me conta!! 🙂
Beijo!
Eu tentei fzr na panela normal.. N deu certo :// o milho cozinhou q mudou de cor e n estorou.. To tentando tirar o microondas da minha vida.. Sera q teria outra opcao sem oleo? Obrigada pela atencao, bjos!
Oi Vanessa..
Também já tentei – sem sucesso – fazer a pipoca na panela só com água. Eu acredito que talvez dê certo se você aumentar um pouco a quantidade de água (pois na proporção de 1 colher de milho para 1 colher de água, acaba que a água seca antes de formar vapor suficiente para a pipoca estourar). Mas de qualquer forma, não tem problema nenhum em usar um óleo de boa qualidade para estourar a pipoca na panela! Óleos como canola, girassol, soja e até o azeite são muito benéficos para a saúde, e só vão deixar sua pipoca ainda mais saudável!
Beijo!