Skip to main content
Valor nutricional

Alimentos Juninos: Pinhão!

By 14 de junho de 2013One Comment

A série Alimentos Juninos fala, durante todas as sextas feiras do mês de junho, sobre os benefícios de se consumir os alimentos típicos desta época.

Pra quem não sabe, originalmente pinhão é o nome dado à semente não germinada do pinheiro, e é formado dentro de uma pinha. Aqui no Brasil, damos o nome pinhão às sementes de araucária, mais presentes na região sul, e  um pouco no sudeste.

A polpa do pinhão é, assim como o milho, formada por amido resistente (para saber mais sobre amido resistente e milho, clique aqui) e riquíssima em nutrientes.

A porção recomendada de 6 a 8 pinhões garante uma boa dose de vitaminas como as do complexo B, C e E, e minerais como manganês, zinco, ferro e cálcio. Com este mix de nutrientes, o sistema imune é fortalecido, afastando as gripes e resfriados, tão comuns a esta época do ano. Além disso, o bom aporte de proteínas, combinado ao zinco e ferro, garantem unhas e cabelos mais resistentes. Outro ponto importante do pinhão é a combinação das vitaminas do complexo B com o zinco, nutrientes essenciais para o sistema nervoso, e que podem melhorar a memória e o raciocínio de quem os consome com frequência.

O bom aporte de fibras, além de auxiliar no funcionamento do intestino e dar sensação de saciedade prolongada, pode ajudar a reduzir a absorção de gorduras e reduzir o colesterol do sangue. O potássio, também presente no pinhão, é outro mineral importante à saúde do coração e ao controle da pressão arterial.

Um estudo científico, que analisou as propriedades nutricionais do pinhão cru e cozido, mostrou que depois de cozido, o pinhão trabalha mais a favor do bom funcionamento do intestino e absorve pigmentos de sua casca. Estes pigmentos são potentes antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer e do envelhecimento precoce.

O amido resistente do pinhão, por ser absorvido de forma lenta, é uma ótima fonte de energia para quem quer perder ou controlar o peso, além de ser ótimo para o controle da glicemia de quem tem diabetes ou intolerância à glicose.

No entanto, o pinhão é uma semente bastante calórica, então, ainda que muito saudável, a moderação continua sendo a palavra chave! E para ter todos estes benefícios, o consumo deve ser regular, só na festa junina não vale!!

Atenção: não é recomendado que crianças menores de 2 anos consumam pinhão, pois pode provocar reações alérgicas.

na cozinha

O pinhão é muito versátil e pode ser usado em preparações doces ou salgadas. A forma de consumo mais comum do pinhão é cozido na panela de pressão, e é assim uma excelente opção para lanche da tarde.

 Outra dica ótima é usá-lo como recheios de tortas ou outras preparações – nesta receita de pastel assado, por exemplo, deve ficar incrível! Ou ainda, acrescentá-lo (já cozido) à preparações do dia a dia, como ao arroz integral (ainda cru) para cozinhar, verduras como escarola ou couve, ou até carnes assadas.

Risoto de pinhão, para vocês se inspirarem 🙂       (Foto da internet)

Dicas boas

Para bolos e tortas, use o pinhão triturado, para que a massa fique mais homogênea.

Para risotos, carnes, sopas e saladas, corte-os em lâminas ou fatias.

One Comment

Leave a Reply