Skip to main content
Valor nutricional

Alimentos Juninos: Mandioca!

By 28 de junho de 2013No Comments

Mandioca, macaxeira, aipim.. A variedade de nomes que este tubérculo pode ter pelo Brasil acentuam ainda mais sua origem brasileiríssima. Mas independentemente da forma que você a chamar, existem inúmeros motivos para que você tenha, com frequência, a mandioca no seu cardápio.

Este alimento considerado hipercalórico é normalmente riscado da lista de quem quer cuidar do peso. No entanto, ainda que tenha mesmo um valor calórico mais elevado, ao contrário do que muita gente pensa, a mandioca é é rica em fibras. As fibras fazem com que toda a energia de seu carboidrato seja liberada pouco a pouco para o organismo, efeito este que ajuda no controle da glicemia, aumenta a sensação de saciedade e é ótimo para quem pratica atividades físicas por tempo prolongado (pois a energia que é liberada gradualmente mantém o ritmo do exercício, sem fadiga). Além disso, ao promover a regulação do funcionamento intestinal, a mandioca aumenta a produção de serotonina, o hormônio do bem estar, que ajuda a reduzir e regular os picos de ansiedade e estresse. Rica em cálcio, a mandioca pode ser também uma ótima aliada para o fortalecimento de ossos e dentes.

As espécies mais amareladas da mandioca, como a dourada e a gema de ovo, são ainda, riquíssima em antioxidantes, importantes para combater e prevenir o envelhecimento, e diversas doenças como o câncer e as cardiovasculares. Em especial os carotenoides, muito presentes nas versões mais amarelas da mandioca, são importantes para a síntese de vitamina A no organismo (responsável, principalmente, pela saúde da visão).

Para consumi-las sem estresse na balança, o melhor é, como sempre, moderação! Não exagerar nas quantidades e substituir outra fonte de carboidrato pela mandioca ajuda bastante. Mas nada de apelar para a versão frita, que carrega muita gordura, e assim, muitas calorias… Então que tal trocar o arroz por um purê de mandioca? Ou trocar a batata da sopa pela mandioca dourada? E substituir o pão da manhã por uma tapioca? E você pode ainda usar uma pasta de amendoim como recheio, e ter um café da manhã hiper saudável!

Leave a Reply