Skip to main content
Nutrição materno infantil

Dia das crianças: como é ser uma criança que se alimenta bem?

By 11 de outubro de 20132 Comments

Em comemoração a este dia das crianças, não poderia deixar de falar (mais uma vez) sobre a alimentação saudável infantil. Mas desta vez vai ser diferente…

Imagem da internet

A pureza das crianças deixa tudo mais verdadeiro, e foi pensando nisso que achei que não haveria texto mais verídico do que um feito por crianças!! Por isso, convidei dois dos meus pacientes mirins para falar e mostrar como é ser uma criança que busca uma alimentação mais saudável 🙂

Mariana, 8 anos e meio

A Mariana começou o acompanhamento nutricional, ha quase 2 anos, por conta da preocupação de seus pais em aprimorar os hábitos saudáveis de alimentação na vida dela, e fazermos um acompanhamento de peso. No início, a Mari tinha um pouco de dificuldade em comer frutas e verduras, e especialmente em experimentar novos alimentos. Hoje, ela já aceita melhor alimentos que ela não conhecia antes, tem o hábito de comer ao menos 3 frutas por dia, adora experimentar as receitas saudáveis que sua mãe tem feito, e já conseguimos reduzir bastante do consumo de alimentos açucarados no dia a dia dela – e da família inteira, pois os hábitos saudáveis servem para todos! Hoje, a Mariana sabe e já entende que nosso acompanhamento nutricional é para que ela saiba fazer boas escolhas alimentares sempre, para prevenir o aparecimento de doenças e para que ela nunca precise tomar remédios!

Palavras dela: “Depois que eu fui para a Dra. Thais minha vida mudou. Eu experimentei novos alimentos  que foram: salada de frutas, suco de acerola e laranja, bolo de laranja. Passei a comer salada todos os dias. No começo foi bem difícil, mas eu fui me acostumando. Quando eu ia na consulta, voltava muito feliz e a Dra. Thais me ensinava “coisas bem legais”. Agora eu me sinto bem melhor e indicaria a Dra. Thais para outras pessoas. Eu adorei ter conhecido a Dra. Thais.”

Tem coisa mais fofa?? e ainda por cima, enchendo minha bola e me chamando de Dra!! 🙂 Mari, obrigada por ser minha paciente!

Henrique, 8 anos

O Henrique começou o acompanhamento nutricional por uma recomendação médica, para acompanhamento de peso. A queixa de seus pais é que ele era um pouco seletivo para comer, em especial frutas e vegetais. Outro ponto importante do antigo hábito alimentar do Henrique, é que havia muitos produtos industrializados e cheios de açúcar, que estamos aos poucos conseguindo reduzir. Atualmente, o Henrique também tem gostado mais das frutas e melhorou muito o consumo delas, mas estava ainda um pouco difícil de abrir mão dos sucos de caixinha. Então, eu e o Henrique inventamos várias novas receitas de sucos mais coloridos, mais saudáveis e muito mais gostosos. No final de cada receita, o Henrique batizou os sucos do jeito que ele quis: Vitamina do Bob Esponja, Suco do Super Henrique…

henrique cardapio

O cardápio de sucos do Henrique

Palavras dele: “Olá…. Meu nome é Henrique! Eu fiz um suco com a ajuda da minha mãe. Eu misturei morango com manga, e dei o nome de ” Suco do flash” …. ficou uma delícia!!!  :)”

henrique suco

Depois das palavras destes dois lindos, a minha única conclusão é que uma criança que busca se alimentar melhor, é uma criança feliz!

Obrigada aos pais da Mariana, do Henrique e de todos meus outros pacientes mirins, pela confiança e dedicação. Tenham certeza de que muitas vezes o trabalho parece ser de formiguinha, mas estão verdadeiramente fazendo uma grande diferença no futuro das suas crianças!

E um especial obrigada aos pais da Mariana e do Henrique pelo apoio e por permitirem que eles ilustrem aqui tudo o que eu desejo sempre para todas as crianças:

saúde e educação nutricional!! 🙂

2 Comments

  • adorei saber a historia da Mari e do Henrique.
    Isso me lembrou uma acao educativa que vi recentemente nos EUA, onde os pais compram uma sacola colorida para pendurar no carrinho de supermercado e as criancas escolhem os vegetais e frutas pra colocar na cor dos bolsos da bolsa.
    Assim, eles se entusiasmam em comer o que escolheram.
    Que bom saber que voce tambem esta contribuindo para adultos que se nutrem.

    Um bj e feliz dias das criancas !

Leave a Reply