Skip to main content
Boas dicasRefeições saudáveisValor nutricional

Turbinando os estudos: um cardápio funcional

By 19 de novembro de 2013No Comments

Semana de provas, entrega de trabalhos, vestibulares, trabalho de conclusão de curso… são tantas exigências que as exatas 6 semanas que restam até o final do ano parecem ser mais longas e atribuladas do que o ano inteiro. Por isso, os estudantes procuram mil maneiras de fazer render ao máximo cada minuto precioso de estudo. A boa notícia é que há inúmeras estratégias alimentares e alimentos que podem e devem ser usados como instrumentos para potencializar os efeitos de memória, concentração e cognição de quem está nesta fase. Quer ver?

Atendendo a pedidos, segue um exemplo de cardápio funcional para os estudantes aflitos arrebentarem em todas as provas e testes que estão se aproximando:

cardapio memoria e concentração

Repare que as refeições estão fracionadas. Isto porque longos períodos em jejum podem privar seu cérebro de energia, e reduzir seu rendimento em termos de raciocínio, atenção e concentração.

 

E aqui, relacionando o alimento com sua propriedade, entenda o porque de cada escolha no cardápio funcional:

cardapio memoria e concentração_ativos

Outra observação importante é sobre alimento que geram picos de glicemia no sangue, como balas, chocolates e doces em geral. Picos de açúcar no sangue geram picos de insulina, que podem comprometer a memória. Por isso, atenção ao achocolatado do café da manhã das crianças, o lanche da escola com bolinhos açucarados, e as balinhas do meio da tarde!! Aos vestibulandos, escolham bem qual vai ser o lanchinho que vai te acompanhar na prova; pense que a escolha do alimento pode decidir o resultado final!!

Boa sorte!! 🙂

Obs: este post exemplifica um cardápio funcional qualitativo que mostra de que forma os alimentos podem potencializar sua capacidade cognitiva. O melhor cardápio para você é aquele que é feito com base nos seus gostos, hábitos de vida, características e objetivos. E esta é uma atividade que só um nutricionista, mediante uma avaliação detalhada, pode fazer por você!

Leave a Reply