Há quem diga que os alimentos orgânicos estão na moda. Eu particularmente não sei se é moda ou se as pessoas estão mais conscientes sobre sua alimentação (prefiro esta opção), mas a parte boa deste recente boom em cima dos orgânicos tem sido sua popularização. Em 2012 já havia feito um post sobre alimentos orgânicos. Prometi a uma paciente que faria uma re-edição sobre ele e para isso fui reler o antigo post. Fiquei feliz em perceber o quanto o panorama de oferta de produtos orgânicos mudou. Naquele post (leia-o aqui) eu disse que os alimentos orgânicos no geral eram mais caros e mais difíceis de encontrar. E realmente eram! Acontece que, por estarem mais difundidos entre a população, hoje em dia tem mais gente procurando por orgânicos do que em 2012, e graças à isso tem sido cada vez mais fácil encontrar alimentos orgânicos à preços justos no mercado. Além disso, um produtor orgânico precisa ser mais cuidados em sua produção, o que junto com outros motivos (veja este documento para saber quais são os outros motivos: organicos-sao-caros) justifica que alguns produtos ainda sejam mesmo mais caros.

Imagem da internet
Mas a diferença da agricultura orgânica e da convencional é muito maior do que o preço: os vegetais orgânicos são geralmente de menor tamanho, com cores muito mais fortes e bonitas, e com sabores muito mais acentuados.
Há também toda a polêmica que envolve os agrotóxicos em si. Dizer que um alimento é orgânico significa dizer que ele foi cultivado sem risco de contaminação por agrotóxicos ou excesso de adubos químicos. Em fevereiro deste ano foi divulgado que o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, sendo alguns inclusive de uso proibido nos Estados Unidos e Europa. Além disso, nossa fiscalização é ainda bem precária, avalia o teor de agrotóxicos em apenas 13 alimentos diferentes. Nos Estados Unidos e Europa, são avaliados mais de 300 produtos, incluindo carnes, ovos, laticínios e produtos industrializados, que aqui no Brasil passam longe deste tipo de fiscalização.
A imagem abaixo mostra o % de amostras contaminadas por agrotóxicos dos produtos fiscalizados em 2011 pela Anvisa. Detalhe: entre pimentões, morangos, pepinos e alfaces, há mais amostras contaminadas do que não contaminadas!

O pimentão, morango e pepino foram os mais contaminados na avaliação de 2011.
Bom, com tudo isso, não faltam motivos para optar pelos orgânicos! E para quem ainda não está muito habituado à este mundo, e está convencido a se aventurar, separei aqui alguns contatos que podem ser úteis:
Mercados Apanã, fica na rua Turiassú (SP), e eles têm lá um restaurante orgânico, vale a visita! É também possível pedir entrega à domicílio.
A Caminhos da Roça é uma organização que faz entregas de produtos orgânicos certificados, e a lista de produtos deles vai de alimentos até itens de higiene pessoal e limpeza.
Aqui tem uma lista de feiras e mercados orgânicos em SP, feita pela Associação da Agricultura Orgânica (AAO). Está bem completa e pode ser ótima para programar as compras!
Para quem não está em SP, aqui tem um mapa de Feiras Orgânicas no Brasil, feito pelo Idec, Instituto de Defesa do Consumidor.
O blog Orgânicos no Prato fez um super mapa com os restaurantes em São Paulo que usam ingredientes orgânicos em seu menu, veja aqui.
Bom, pode ser que ainda assim não seja tão fácil ter acesso aos orgânicos ou tão simples substituir toda a lista de compras do hortifruti por versões sem agrotóxicos. Nestes casos, minha sugestão é primeiramente ficar atento e respeitar a sazonalidade dos alimentos; se estão na época são mais bonitos, nutritivos, saborosos e baratos. É também importante que a a família se organize para frequentar alguma das feiras ou mercados orgânicos (aos finais de semana, por exemplo!) e programar suas compras semanais; ou elencar alguns produtos nos quais a presença de agrotóxicos mais incomodar, e buscar para que estes sim sejam orgânicos. Ou ainda, fazer um rodízio entre os alimentos escolhidos para serem orgânicos.
Use o conhecimento a seu favor para poder desfrutar o máximo possível de todos os benefícios que os alimentos in natura podem nos proporcionar! 🙂
Promessa cumprida Thais, obrigada!
Indico a Santo Orgânico. http://www.santoorganico.com.br
Faz Delivery de produtos orgânicos, com mais de 400 variedades.
Obrigada pela dica, Thaissa 🙂