Já fiz postagens sobre isso no instagram (já segue? é @blognutrirbem) e não me canso de falar para meus pacientes: parem de comer peito de peru todos os dias! É normalmente uma daquelas informações surpresa para as pessoas, que vai contra o que elas sempre ouviram no que diz respeito à dieta / alimentação saudável. Então, eis aqui meus motivos para tirar o peito de peru da rotina:
1- não é uma fonte de proteínas!
Para ser uma fonte de proteínas o alimento precisa chegar em aproximadamente 30g de proteínas por porção. Então vamos aos cálculos:
Para consumir 30g de proteínas em peito de peru, seria necessário consumir 165g, o equivalente a 11 fatias de peito de peru! Mas será que vale a pena consumir 11 fatias de peito de peru?
2 – muito sódio!
As embalagens de peito de peru consideram 4 fatias como 1 porção, e nesta conta há aproximadamente 20% do sódio que deve ser consumido dentro de um dia. Mas considerando que 4 fatias não representam quase nada de proteínas, vou considerar 1 porção de peito de peru as nossas 30g de proteínas, portanto 11 fatias (165g).
Em 11 fatias de peito de peru, encontram-se aproximadamente 60% do nosso consumo diário de sódio!
Atualmente nossa alimentação está bem excessiva em sódio, principalmente porque optamos por consumir muitos alimentos industrializados, e o sódio é o responsável pela conservação do produto. Então quanto mais alimentos industrializados consumirmos, maior será nossa ingestão de sódio. Dentre os embutidos, a alta quantidade de sódio se dá pela quantidade de conservantes, estabilizantes e outros aditivos alimentares que são adicionados, e claro, variam entre as marcas. Mas no geral, grande parte dos aditivos alimentares contêm sódio e colaboram com estes altos valores.
O problema em se consumir muito sódio é que este nutriente quando em excesso pode atrapalhar no controle de pressão, aumentar a retenção hídrica, celulite (alô mulherada!) e outros desequilíbrios dentro do nosso corpo e metabolismo. Mas veja, o sódio é necessário, só não devemos consumir em excesso!
3- aditivos alimentares
Além do sódio, outro problema do peito de peru é a longa lista de aditivos alimentares. Sejam eles conservantes, corantes, realçadores de sabor, antioxidantes…
Na minha opinião, é muita química para para mínimo benefício. Um alimento mais natural, ou menos processado do que o peito de peru será mais vantajoso, e provavelmente com uma lista de ingredientes bem mais curta!
E agora? O que eu coloco no meu sanduíche?
A intenção deste post é mostrar que o peito de peru não é o alimento mais saudável do mundo, mas isto também não significa que você nunca mais deve comer peito de peru. Considere-o como opção de forma eventual, para os dias mais corridos ou quando der vontade. O problema se instala quando o peito de peru está presente diariamente, e às vezes até mais de uma vez por dia!
Então para reduzir a frequência de consumo do peito de peru, considero como opções justas aquelas que são realmente fontes de proteína, mas mais com cara de #comidadeverdade. Eu sempre sugiro para os meus pacientes: filé de carne vermelha ou frango, atum, sardinha, frango desfiado, carne desfiada, queijos brancos, queijo cottage, patês, ovos..
Enfim, depende do objetivo da pessoa, estado de saúde, gostos pessoais, e a refeição à qual estamos nos referindo. Mas o que eu garanto é que não faltam opções mais saudáveis (e gostosas!) do que o peito de peru!
Nossa parece que você leu meus pensamentos, pois antigamente eu consumia bastante peito de Chester e hoje não consigo nem mais chegar perto, justamente pela quantidade de sódio. Abraços
E não é nem só o sódio, né, Patrícia.. é tanta porcaria que vem junto.. rs, que bom saber que hoje você tem opções mais saudáveis 🙂