Ultimamente tenho buscado/inventado preparações que sejam rápidas e completas para refeições que eu não tenha muito tempo para cozinhar. Quem me acompanha no instagram (já segue? é @nutrirbem.thais) e a página no facebook viu que outro dia eu fiz couscouz marroquino (que é muito prático e eu adoro!), e na semana passada foi a vez da beringela recheada.
A beringela (ou berinjela) é um vegetal riquíssimo em fibras, e por isso faz jus à fama de ajudar a reduzir o colesterol e a glicemia, alem de melhorar o funcionamento do intestino. A beringela também tem composição variada de vitaminas e minerais (complexo B, C, K, zinco, magnésio, cálcio, potássio, ferro), o que a confere alto poder antioxidante, função importante para a prevenção de uma série de doenças, inclusive câncer, doenças cardíacas e neurológicas.
Esta receita da beringela foi uma adaptação de uma receita que eu encontrei na internet, e serviu muito bem ao propósito que eu estava buscando: um jantar gostoso, saudável e sem muito trabalho!
Então, vamos à receita:
Ingredientes:
2 beringelas
1 cebola
300g de carne moída
1/2 xícara de quinoa em grãos
5 tomates sem pele
1 xícara de chá de molho de tomate
Óleo vegetal/azeite/manteiga para refogar
Ervas e sal à gosto
Modo de preparo:
Refogue a care moída com o óleo, cebola e os temperos à gosto. Quando a carne estiver dourada, adicione os tomates sem pele e refogue um pouco mais (se quiser, pode adicionar um pouco de molho também).
Enquanto isso, refogue também com um pouco de cebola a quinoa, e em seguida adicione 1 xícara de água. Deixe cozinhar, e desligue quando a água secar (pode ser necessário colocar um pouco mais de água até que os grãos estejam bem cozidos).
Corte as beringelas ao meio e retire o miolo. Pique-os e adicione ao refogado de carne moída com tomate. Depois da quinoa cozida e carne moída refogada com beringela, junte os dois e acerte o sal.
Coloque o refogado dentro das beringelas cavadas e coloque-as em uma assadeira. Jogue um pouco de molho de tomate na assadeira e por cima das beringelas. Leve ao forno por aproximadamente 30minutos, até que as barquinhas de beringela estejam cozidas. Sirva com salada ou legumes cozidos.
Da mesma forma que eu adaptei a receita aos ingredientes que tinha em casa, ela também pode ser adaptada aos seus gostos e disponibilidade de alimentos. Por exemplo, troque a beringela por abobrinha ou pimentão; a quinoa pode ser substituída por arroz integral; coloque mais legumes picados no refogado com a carne….
Enfim, invente sua própria versão de cada receita 🙂