Abóbora é um alimento que eu aprendi a gostar há pouco tempo. E desde que isso aconteceu, posso dizer que eu viciei e me apaixonei por ela, rs. Acho o sabor agradável, combina com vários tipos de tempero e pratos principais… acho versátil, dá para fazer assada, sopa, purê, refogada… Enfim, a abóbora tem estado com frequência na minha lista de compras, como um legume coringa para usar sempre que quiser.
Quibe de abóbora também tem sido uma preparação que me chama a atenção. Já comi em vários lugares diferentes, mas sempre tive a impressão que seria algo difícil de ser reproduzido em casa.
Mas eu sou dessas que vê uma receita que gosta e logo salva para quem sabe um dia fazer também. E nesses últimos dias, olhando meu celular, vi que tinha pelo menos umas 3 versões de quibe de abóbora salvas para testar. E quer saber? Chegou o dia!
Quibe de abóbora:
Ingredientes:
4 xícaras de abóbora cozida no vapor e amassada (aproximadamente 1kg)
1 xícara de trigo para quibe
1/2 xícara de quinoa
2 colheres de sopa de azeite
suco de 1/2 limão
1 cebola picada
1/2 xícara de hortelã picada
1 colher de chá de erva doce
1 colher de sobremesa de sal
Modo de preparo:
Deixei o trigo do quibe de molho em água para hidratar por 45-50 minutos. Enquanto isso, cozinhei a quinoa como o habitual (para cada parte de quinoa, 2 e 1/2 de água) e cozinhei a abóbora ao vapor. Piquei a cebola e a hortelã e deixei de lado.
Passados os 45-50 minutos de hidratação do trigo de quibe, coloquei em um pano de prato limpo e apertei bem, para escorrer a água. Depois, amassei a abóbora cozida com um garfo, e incorporei ao trigo. Juntei a quinoa também já cozida, a cebola picada, hortelã, erva doce e sal. Adicionei o suco de limão e azeite e misturei tudo muito bem e por fim, acertei com um pouquinho mais de sal.
Depois é só levar o quibe em uma assadeira para a massa secar um pouco e não ficar na textura de purê. Confesso que esqueci de untar a forma, e achei que fez falta. Então, acho válido untar com um pouco de azeite.
O tempo de forno vai depender da textura do quibe, mas algo entre 30 a 45 minutos já é suficiente.
Eu servi o quibe de abóbora com uma salada e só. Mas também acompanha bem um pouco de hommus, ou até um peito de frango desfiado.
Essa é uma daquelas receitas práticas que rende bastante, e que dá pra congelar para quando a correria apertar. Gostei bastante!
Boa opção para:
tentantes, gestantes, mães amamentando e bebês a partir de 8 meses (nestes casos, sem adicionar o sal)