Já tem algum tempo, li um artigo que elencava alimentos que, por não serem muito populares, acabam sendo esquecidos nas prateleiras dos supermercados. Mas sem dúvida, trata-se de alimentos riquíssimos, que com certeza deveríamos sim comer mais! Vale a pena pensar em estratégias para incluí-los no cardápio..
Lentilha

Tem gente que só come no natal e reveillon, o resto do ano, ela fica esquecida.. É uma leguminosa, rica em proteínas, fibras, vitaminas e ferro, e pouca gordura (se ela não for cozida junto com uma linguiça, claro!). Pode ser consumida cotidianamente, como uma ótima substituta para o feijão ou na forma de salada, por exemplo.
Batata doce



Outra que eu também gosto muito! Muito usada na culinária chinesa, é uma hortaliça versátil, pois pode ser consumida crua ou refogada (com alho, fica demais!), dos talos até as folhas. Rica em fibras, vitaminas A e C, tem ação protetora ao fígado e auxilia no controle da glicemia; pode também ajudar na regeneração das células pancreáticas produtoras de insulina.
Pesquisadores de uma universidade na Grã-Bretanha descobriram que uma substância da beterraba (nitrato) ajuda a reduzir o consumo de oxigênio pelo organismo, de forma a desacelerar o processo que leva ao cansaço. Por isso, um copo de suco de beterraba pela manhã ou antes de praticar atividades físicas pode ser muito proveitoso.
Nabo

Este é outro que está no ranking dos mais rejeitados. É uma hortaliça fonte de fibras, vitamina C, cálcio e potássio, que pode prevenir alguns tipos de câncer. As folhas do nabo contém bastante vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Chicória

A chicória contém oligossacarídeos (substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino), fazendo dela um alimento prebiótico. Assim, a chicória não só auxilia no bom funcionamento intestinal, mas também atua na prevenção contra o câncer de intestino, melhora a absorção de minerais, e auxilia no controle dos triglicerídeos sanguíneos. Rica em vitaminas A, complexo B, C, D e minerais, e ainda com poucas calorias!
Pitanga

Se o inhame já não é muito conhecido (e até um pouco rejeitado) o cará então, está na frente em disparada. Um tubérculo de sabor parecido com a batata, é rico em carboidratos e antioxidantes, auxiliando o bom funcionamento do sistema imune.

Thais, vou adorar receitas com inhame…tenho uma verdadeira plantação no meu quintal e só uso em sopas de vez em quando, então, fico aguardando…bjsss …tia Angela
Pode deixar, tia! Vou encontrar boas receitas pra você!
Beijos!!